- Área: 130 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Kasia Werstak
-
Fabricantes: Aluminium & Glass Constructions, BORA Basic BIU, Brightgreen, Caroma, GRAPHISOFT, Havwoods, Kohler, Lysaght, Oliveri Santorini, Ozshade, Viridian, Vivid Slimline
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta reforma cria uma residência flexível de três dormitórios numa estrutura de concreto bruto de uma fábrica de montagem de automóveis com quase um século de história. O edifício original da fábrica foi construído em 1926, era responsável por uma linha de montagem de carruagens e veículos para várias empresas, incluindo a Rolls Royce. No final dos anos 90, o edifício foi convertido em apartamentos básicos que não faziam uso efetivo dos volumes generosos que cada um continha.
Nossa proposta era demolir completamente todo o interior dos apartamentos existentes para revelar a carcaça de concreto e depois construir uma série de espaços flexíveis, incluindo três quartos, usando uma série de divisórias móveis suportadas por uma estrutura leve de aço. Cada um dos espaços se abre para o volume principal, de modo que a flexibilidade no particionamento também oferece espaços compartilhados que adicionam uma sensação de generosidade por toda parte.
Todos os espaços podem se abrir para funcionar como uma sala grande ou como uma série de pavilhões particulares dentro do volume. É feita uma distinção clara entre o novo e o antigo, com a escala das colunas existentes em forma de tábua de concreto e o teto com muita textura contrastando com o detalhamento de aço refinado das novas vidraças e balaustradas, incluindo uma ponte de vidro que ajuda a reter a sensação do espaço como um todo, sem interromper o fluxo de luz.